Estou grata por ter vivido para ver este dia! Um dia histórico impensável em outros tempos. Vi oito anos o governo de um operário e agora assisto a posse da primeira mulher eleita presidenta do Brasil.
Um filme passou na minha memória: tropas na Candelária, Araguaia, livros jogados na Lagoa Rodrigo de Freitas, filhos desaparecidos, medo nas ruas, nas faculdades, nos porões escondidos, tantas coisas que nem é bom lembrar. Mas é preciso.
Ontem a emoção e a memória tomaram os espaços... As imagens eram fortes e de enorme significado. Vi uma mulher, combatente da ditadura e por ela torturada, tomar posse do cargo máximo da nação e passar em revista as tropas com olhar sereno, sem poses, sem arrogância do poder, firme e sensível diante das três forças armadas deste país. Um único gesto, fora do protocolo, curvou-se diante da bandeira nacional e a beijou, como a mostrar a quem pertence o poder: a nação brasileira.
Ontem assisti a um espetáculo de sensibilidade, feminilidade e firmeza, algo como só as mães entendem.
As cenas foram tantas, que mal posso analisar uma a uma como mereciam. Registro nestas linhas a minha enorme emoção porque tenho memória dos sonhos da minha geração. Mas hoje é dia de festa, de vitória, gosto e cheiro de coisa da casa da gente. Hoje podemos dizer “sim a mulher pode”, mas também, sim podemos sonhar, sim podemos acreditar que é possível fazer as coisas de outra maneira e ver esta nação finalmente acordar de seu berço esplêndido e deixar de ser a esperança do futuro para ser a esperança e a realização do presente, com consciência de que a caminhada apenas começou há oito anos e que temos muito trabalho ainda a fazer. Mas, hoje, sabemos que podemos sim construir a nação que sonhamos.
Despedir-se de Lula não foi fácil. Contudo, o que me encanta é vê-lo partir como entrou: simples, sensível até chorão, sem afetações do poder que apaixona a tantos... Que história a sua! Que bom poder ser testemunha disso tudo! Que saudável te ver nervoso, chorão, espontâneo, autêntico e coerente com você mesmo e com suas propostas. Como é bom ver gente assim! É como sempre se disse “um homem do povo”. Mas que grandeza essa sua simplicidade!
Salve a nossa primeira Presidenta! Deus abençoe e proteja a você e seu mandato que leva o apoio de milhões de brasileiros! E tenho certeza de que, como Lula, será a Presidenta de todos os brasileiros.
Cristina Manga
(in "Crônicas")
Nenhum comentário :
Postar um comentário