COLETÂNEA "MARES E MARÉS"





É com muito carinho que apresento a vocês, que sempre me cobraram ter acesso aos meus textos, esta coletânea “Mares e Marés”, formada por tudo que escrevi ao longo da minha vida, a partir da década de 60 até os dias atuais.

A ideia de organizar o primeiro livro “Pelos Caminhos, só” surgiu quando recebi a visita de Marina Colassanti, morando eu no Recife, e ela me disse “eu esperei dez anos para publicar meu primeiro livro. Por que você não pode esperar? Organize seus escritos”.

A partir daquele dia, a frase ficou martelando minha cabeça e comecei a organizar. Sem muita informação de como fazer um livro, fui selecionando e datilografando os textos. Na época ninguém tinha computador, exceto uma ou outra pessoa que trazia as peças dos EUA e montava aqui. Ele contém textos escritos dos meus quatorze anos até 1991. Para a capa pedi a meu filho Daniel Mario, na época com nove anos e que sempre desenhou muito bem, que desenhasse para mim conforme a ideia que estava na minha cabeça e ele o fez. Exatamente como eu queria. 

Comprei cadernos de capa dura e fui escrevendo os livros que se seguiram até 2013, quando foram aqui postados. Porém, como obra aberta, outros virão e serão disponibilizados neste meu pequeno espaço, que se agiganta no carinho àqueles que o visitam.

Tendo eu profunda admiração e amizade por ODILE CANTINHO - de quem tenho a honra de ter sido presenteada com todos os seus livros com dedicatória - e cujo incentivo foi fundamental para a publicação “DOS PÁSSAROS QUE ME VISITAM”, além de me apresentar em várias academias de letras de Pernambuco, lhe pedi que fizesse o prefácio para toda a coletânea. Como ela contava já 96 anos, sugeri que fizesse um para todos os livros. Ela, sempre generosa e com grande carinho por mim e por meus trabalhos o fez! Seu filho Ismael se surpreendeu na ocasião, posto que ela há muito não queria escrever nenhum texto e enfrentava as dificuldades naturais da idade. Mas fez! Minha alegria e minha gratidão não tem medida. Pelo que consta foi o último texto que ela escreveu. Infelizmente hoje, com 98 anos e saúde muito abalada, minha doce poeta é como uma vela reluzente que se apaga suavemente.

Entrego a vocês.

                                                 PREFÁCIO


Do outro lado do rio, a sombra de uma jangada.

O vento sopra e a sombra aproxima-se de mim. A imagem reflete com mais clareza a figura de um homem de pé. Equilibra-se. Pés descalços, braços abertos, olhando para cima, ouve-se o forte eco de sua voz.
– “De que duvidais? Homens sem fé: Sou “EU”! Descalço sobre as águas.

A mensagem era para todos nós.

Olho as estrelas.

- Fantasma ou lunático? A voz continua. Percebo palavras de um antigo poeta. Consigo identificá-lo: Olavo Bilac.

Não há dúvida!

Nitidamente ouço o verso conhecido: Ouvir Estrelas:
“- Amai para entendê-las.”
Não é fácil ouvir estrelas, muito menos entender o que dizem. Repito o verso, por achar bonito e que deve ser lido com calma e reflexão: Estrelas escondidas no coração de um poeta que ama e é amado.

Ao abrir este livro, deve-se pensar com calma e reflexão sobre o amor. Para ser lido com o coração cheio de amor, escondido no âmago da poesia. Você, leitor, encontrará o valor dos versos de Cristina Manga e se deleitará, talvez, até ouvirá o que dizem as brilhantes estrelas.

Permito-me transcrever um poema nosso, intitulado Plenitude:

Deixa que o vento frio
Venha gelar-me a face;
Deixa a tormenta arrebatar-me a luz;
Deixa o negror invadir meus olhos e,
Só, na sombra, brilhará o meu espírito,
Lúcido, fulgente, porque há nele
O reflexo ofuscante
Da luz de Deus.
                                              
                                                               Odile Cantinho – Dezembro de 2011.

A prefaciadora é Poeta, Contista, Romancista, Membro da União brasileira de Escritores – Regional PE; Membro da Academia de Artes e Letras do Recife – PE; Membro da Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores – SOBRAMES – PE; Membro do grupo Literário Celina de Holanda                           
                       




Nenhum comentário :

Postar um comentário