sexta-feira, 20 de março de 2020

UM MOMENTO BOM!


Nestes dias de preocupação e tristeza com tantas perdas em todo o mundo, não consigo deixar de pensar, sempre que as coisas estão muito ruins algo acontece que muda as condições existentes. Assim foram vários momentos na história, desde tempos bíblicos. Não é diferente agora. 

Vivemos em sociedades que por séculos vem sendo controlada por interesse do capital, levando as pessoas a uma postura de indiferença com relação aos outros, onde ter é a condição de sucesso. Fomos incentivados ao individualismo, de modo a sermos consumidores contumazes de mercadorias. Nos tornamos e tornamos os outros mercadorias. E todo o sistema, preocupado com acumulação de capital independentemente da qualidade de vida de todos. Como se fosse natural que uns tivessem muito e outros apenas para servir aos primeiros. Quem não obtivesse sucesso seria apenas por sua própria incapacidade. Um mundo de falsas ideias alimentado por falsas afirmativas que hoje começam a desmoronar. 

Um ser microscópico derruba todas as teorias liberais e neoliberais. A privatização não consegue garantir saúde a ninguém e todos os países estão combatendo esta pandemia com os recursos dos estados. Todos os resultados positivos de combate estão acontecendo em órgãos de pesquisa dos estados e das universidades estatais. E somente elas de fato. A teoria de que privatizar melhora cai por terra totalmente. 

Um ser microscópico derruba o individualismo e proclama o coletivo. Ou você cuida do outro ou você morre! Incrível, não é? De nada adianta teu dinheiro, tua casa e teu carro. Você vai ter que cuidar do mendigo ou vai morrer com ele! Não pode estocar alimento além do necessário, porque todos terão que comer. Não pode estocar álcool em gel porque todos precisam se desinfetar. Vai ter que recorrer ao SUS que muitos queriam privatizar e darão graças a Deus por ele existir. Não poderão mais achar que são os pobres que transmitem doenças, porque você e muitos ricos poderão ser portadores. Incrível, não é? Precisamos um ser microscópico para nivelar todo mundo e colocar a todos na condição de seres humanos. Ou curamos a todos, ou morremos! 

Sem dúvidas vivemos um grande momento! Doloroso sim.Tenebroso sim! Mas que bom momento para cairmos na real e mudar paradigmas que só conduziram nossas sociedades à destruição do meio ambiente e de nós mesmos? Se não nos conscientizamos diante da morte, o que nos fará cair na real? 

Fico me lembrando daquela frase que todos ouvimos “o que não se aprende pelo bem, aprenderá pelo mal”. Será que teremos que viver mais pandemias para entender que somos todos um? Que governos são para cuidar de todos e não para enriquecer alguns? Que escolher governantes capazes não é escolher para ser contra outros? Que somos responsáveis por tudo que escolhemos fazer ou não? Que a terra e os frutos da terra são para todos os homens e não só para alguns? 

Um bom momento este! Não é sem tempo que paremos para mudar as estruturas arcaicas, malignas e egoístas das sociedades que vivemos. Ou então morreremos todos mais cedo ou mais tarde de uma pandemia qualquer.

Cristina Manga
(in "Crônicas")


Nenhum comentário :

Postar um comentário